"Nossa cultura é a macumba, não a ópera. Somos um país sentimental, uma
nação sem gravata"
(Glauber Rocha)


sexta-feira, 22 de outubro de 2010

CNJ abre processo contra desembargador de Santa Catarina



Terça, 19 de Outubro de 2010

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu, nesta terça-feira (19/10), abrir procedimento de controle administrativo para apurar supostas irregularidades que teriam sido praticadas pelo desembargador Carlos Prudêncio do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). O desembargador foi acusado de envolvimento com prostituição de menor e de tráfico de influência em benefício do escritório de advocacia do ex-desembargador Nestor da Silveira.

A corregedora Nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, explicou que o CNJ vai aprofundar as investigações porque ainda não há certeza de que a suposta menor teria mesmo 16 ou 17 anos, conforme denunciado. A suspeita de envolvimento do magistrado com prostituição de menor surgiu numa escuta telefônica, com autorização judicial, para investigação de crimes relacionados a jogos de azar.

Numa gravação, o desembargador e um amigo falam sobre uma determinada casa de prostituição e uma suposta agenciadora de menores. Para a ministra Eliana Calmon, o diálogo mantido pelo desembargador é incompatível com a função de magistrado, que exige conduta ilibada.

O desembargador é suspeito também de parcialidade em suas decisões. O escritório do ex-desembargador Nestor da Silveira foi contratado para recorrer ao tribunal num processo de inventário, e o tribunal reformou a decisão de primeira instância, de acordo com a Sindicância nº 0007512-49.2009, feita pela Corregedoria do CNJ.

“Estas acusações são gravíssimas e o Poder Judiciário não pode fechar os olhos”, comentou Eliana Calmon. O magistrado vai continuar em sua função até a conclusão das investigações. Ele foi acusado também de atrasar o julgamento de processos. Embora tenha considerado o atraso lamentável, os conselheiros entenderam que o adiamento da decisão não foi tão grave a ponto de exigir investigação.


Gilson Euzébio/ Maísa Moura

Agência CNJ de Justiça

Fonte: www.cnj.jus.br

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

BOLINHA DE PAPEL?

Documentário Guerrilha do Araguaia: veja o trailer!

"Camponeses do Araguaia" estreia na Mostra de Cinema de SP
Depois da boa recepção no Festival do Rio, em setembro, o documentário "Camponeses do Araguaia - A Guerrilha vista por dentro" continua a trilhar sua trajetória de participação nos eventos mais importantes do audiovisual no país. Nesta sexta (22), às 20h, o filme, dirigido por Vandré Fernandes, estreia na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, na seção Competição Novos Diretores. Esta primeira exibição acontece no Unibanco Artplex 6, no Shopping Frei Caneca.
O documentário "Camponeses do Araguaia - A Guerrilha vista por dentro" conta um pouco deste importante episódio da história recente do Brasil pelo olhar dos camponeses que moravam na região.

De acordo com o diretor, o diferencial do longa é que ele não se concentra na versão dos militares, nem na dos guerrilheiros sobre o fato. "O documentário dá voz aos camponeses, que viviam lá e ficaram amigos dos 'paulistas' (guerrilheiros). Fala da convivência com eles, mas também das torturas cometidas pelo exercito na região", diz.

A partir de um rico banco de imagens e depoimentos, o filme mostra que os guerrilheiros contavam com amplo apoio popular. E é a população local que expõe os traumas, o sofrimeto pelo desaparecimentos de familiares e amigos, violência e mortes, ajudando a resgatar parte importante da história do país.

O longa terá três sessões na Mostra. Além da estreia, nesta sexta, será exibido também nos dias 29 e 30 de outubro (eja abaixo horários e locais). "Camponeses do Araguaia" também participou do Festival do Rio, que aconteceu entre os dias 23 de setembro e 7 de outubro. Na ocasião, o filme integrou a Mostra Política, desmembramento da Première Brasil.

Mostra Internacional de Cinema

A 34ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo acontece de 22 de outubro a 4 de novembro. Durante essas duas semanas, serão exibidos mais de 400 títulos dos mais variados países e de diversas cinematografias, em 20 espaços diferentes, entre cinemas, museus e centros culturais espalhados pela capital paulista.

A seleção faz um apanhado do que o cinema contemporâneo mundial está produzindo e das principais tendências, temáticas, narrativas e estéticas produzidas em todo o mundo. Nesta quinta à noite, “O Estranho Caso de Angélica”, filme de Manoel de Oliveira coproduzido pela Mostra, abre o evento, no Auditório do Ibirapuera. Exposições de fotos de Wim Wenders e de storyboards originais de Akira Kurosawa também são destaques da programação.

Desde a sua primeira edição, o evento tem contribuído para prestigiar e promover o melhor do cinema mundial, formando novas platéias para a cultura cinematográfica das mais variadas procedências.

Camponeses do Araguaia - A Guerrilha vista por dentro
As datas e locais de exibição:
22/10 (sexta) às 20h20 - no Unibanco Artplex 6
29/10 (sexta) às 14h30 - no Centro Cultural Banco do Brasil
30/10 (sábado) às 16h20 - no Unibanco Artplex 5

Veja abaixo o trailer:

VÍDEO DESMENTE: SERRA FOI ATINGIDO POR BOLA DE PAPEL!